Construindo uma ferrovia

Caros amigos, depois de meses sem atualização deste blog aqui estou (e sempre que possível irei atualizar e postar tópicos interessantes sobre comex como já vinha fazendo, ou mesmo tecer pensamentos sobre a vida).

Retornando ao maravilhoso mundo das R.I´s e do Comex…

Todos nós sabemos que em comércio exterior o transporte internacional é o item mais importante para que um negócio seja concretizado minimizando despesa, tempo e dores de cabeça. A distribuição interna de produtos, e o escoamento de produtos exportados também incide no preço final do produto exportado ou importado. O nosso Brasil é um grande exemplo de como um produto a ser exportado pode gerar despesa no trajeto fábrica-aero-porto-fronteira, elevando assim o preço final.

O escoamento do produto (no Brasil) é o principal responsável pelo acréscimo de valores em qualquer operação internacional que necessite do deslocamento (exceto empresas operantes residentes próximas a portos e aeroportos). Se o Brasil possuir um dia uma malha ferroviária extraordinária, como Alemanha e o Canadá, o tempo e o preço da operação poderá ser reduzido de forma drástica, e o empresário sentirá no bolso esse fator relevante. Enquanto isso, o Brasil segue operando nos principais modais: aéreo, marítimo e rodoviário, elevando despesas, tempo e dores de cabeça.

Achei um video interessante que mostra a construção de uma malha ferroviária na Alemanha e gostaria de compartilhar com vocês. A tecnologia utilizada é impressionante, o modo com que os trilhos são introduzidos ao solo, a velocidade do maquinário e o projeto é simplesmente fantástico. Confira, o video é muito interessante e você poderá visualizar porque o escoamento dos produtos brasileiros ainda são verdadeiros entraves para o gargalo da nossa produção com a malha ferroviária que remete aos tempos áureos do café. Enquanto o Brasil não repensar sua logística de distribuição, suas malhas ferroviárias, estradas e melhoria dos portos, o entrave existirá, e a nação galgará a passos de tartaruga o seu espaço de peso no comércio internacional.

2 respostas para Construindo uma ferrovia

  1. Luiz Antonio França disse:

    A ferrovia da integração em SC. vai atrasar por que um deputado chamado Edinho Bez desviou seu traçado original, no link abaixo maiores informações.
    http://www1.dnit.gov.br/editais/consulta/resumo.asp?NUMIDEdital=2240

    • Poxa Luiz Antonio França, agradeço a informação que foi repassada. Todo conteúdo que agrega conhecimento e dissemina informações sempre será muito útil. Deixo aqui um forte abraço e agradeço a sua visita, espero novamente ver suas ilustres contribuições postadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: