O primeiro negócio internacional a gente nunca esquece!

Bom dia!

Geralmente, o primeiro negócio internacional a maioria dos empresários não esquece. Motivo: a falta de conhecimento e o interesse em economizar durante o processo. Todos nós conhecemos aquele velho jargão “o barato sai caro” e afirmo que além do prejuízo, a dor de cabeça vem de brinde.

O empresário ou o responsável pela operação internacional preocupado em reduzir custos começa a calcular valores essenciais em uma operação, desde que ele não tenha conhecimento nenhum sobre negócios internacionais.

Procurando reduzir custos operacionais contrata qualquer empresa que oferece os honorários mais atrativos do mercado e assim inicia um processo que muitas vezes se transforma em enxaqueca e prejuízo. Vou detalhar alguns valores (exceto tributação) para que você possa entender um pouco sobre planejamento da primeira operação.

BRASIL / ESPANHA

Consultoria em Comércio Exterior = R$ 850,00
Despacho Aduaneiro de Importação/Exportação = R$ 700,00
Frete Internacional (Dry 20″) = $ 2.890,00 (dólar)
Seguro Internacional = $ 320,00 (dólar)

Assustado com os valores básicos, o empresário sem conhecimento do processo e da operação decide contratar agentes de comércio exterior pelo honorário. Ou seja, o valor que irá proporcionar economia para a empresa nunca é o mesmo que irá livrá-lo de uma futura dor de cabeça.

Agora, se você decidir enfrentar sozinho o tortuoso caminho das pedras em sua primeira exportação, não deixe de consultar  este site do governo brasileiro: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/inicial/index.htm

Mas se você é um empresário, gerente, assistente ou simples funcionário que está querendo planejar a sua primeira  exportação e obter sucesso (não gostaria de surpresas desagradáveis) e procura economia e segurança (pois o valor da exportação é baixo) procure realizar a sua primeira operação com o suporte do MDIC. O Ministério irá oferecer o suporte básico e necessário para que sua operação seja realizada de forma tranquila e prática, sem que você tenha conhecimentos aprofundados de comércio exterior e consiga êxito na operação.

Caso queira conhecer essa iniciativa que é concedida aos empresários brasileiros, acesse http://www.primeiraexportacao.desenvolvimento.gov.br/ e faça o seu cadastro. Em breve a equipe de suporte e atendimento irá entrar em contato com você esclarecer as suas dúvidas e assim você poderá economizar de forma inteligente e maximizar o sucesso de sua operação.

Espero que esta dica tenha sido útil.

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: