Sales Executive, Consultor de Vendas, Executivo de Contas ou Simplismente Vendedor ?

Queridos amigos,

Depois de um período sem atualizar o blog, volto postando matérias sobre áreas distintas, não necessariamente focado em logística, comércio exterior e despacho aduaneiro. E porque não começar com um texto para iniciar essa nova fase do Comex Inteligente ?

Como realizar bons negócios? Antes de mais nada é necessário bons vendedores. E como reconhecer bons vendedores? É simples: através de números e resultados.

Um vendedor de sucesso você reconhece através da sua postura. Antes de mais nada é uma pessoa séria, responsável e determinada a superar a média, ou seja, ganhar dinheiro está no seu sangue, seja através de comissão ou bonificações.

Alegria, otimismo, determinação, dedicação, liderança são fatores  reconhecidos em qualquer bom vendedor. Você reconhece um líder. E todo bom vendedor é um líder.

Primeiro, ele deve saber liderar o processo de compra e venda durante o relacionamento com o cliente. O bom vendedor é aquele que comanda o processo da venda. Ele conduz a negociação através do seu poder de convencimento e argumentando para que o produto se torne uma necessidade para o cliente. Isto não quer dizer que o vendedor não deve deixar o cliente falar, pelo contrário, ele ouve muito bem as objeções do cliente, permanece em silêncio quando necessário mas derruba com classe e sutileza de forma polida qualquer objeção que o cliente tenha feito para negativar a venda. Ou seja, o bom vendedor não vende somente um produto, ele vende uma idéia e um relacionamento com o cliente. A fidelização é resultado do processo envolvendo cliente x vendedor.

O bom vendedor é também aquela pessoa que sabe valorizar o seu tempo. Ele não perde tempo, ele sabe que tempo é dinheiro. E está sempre pronto para mostrar as vantagens do seu produto, meios de pagamento, prazos, entrega, o diferencial da concorrência e o sistema de compra ou venda que o cliente está interessado. Para quem vive de comissão sabe muito bem que conversa furada são reais em bolso furado, por isso o bom vendedor é sempre objetivo, rápido e incisivo em sua venda.

Lembre-se que o bom vendedor é aquele que não tem medo da concorrência, pelo contrário, ele adora a concorrência. Está sempre pronto para ajudar os colegas de trabalho ensinando novas técnicas de vendas ou argumentos para concretizar uma venda, e também está antenado nos últimos acontecimentos do Brasil e do mundo.

O bom vendedor é um homem que alcança seus objetivos, produz resultados de sucesso, busca sempre ganhar muito dinheiro e é feliz por natureza. Com sua felicidade ele faz outros colegas de trabalho felizes. O seu ânimo é contagiante e o seu otimismo é impressionante.

Agora quer conhecer um vendedor mediano? Também é simples, se resume em 5 fatores:

1 – Vive dizendo que o mercado está prostituído, que hoje em dia só é possível fechar negócios com “bola” (pagar um por fora). Ele diz também que  a pessoa responsável pela área impede a venda de ser concretizada porque ela recebe acertos por fora e a verdade é… como ele não consegue fechar uma venda pelo relacionamento desenvolvido com o cliente e a condução do negócio sempre jogará a culpa no tal mercado prostitído.

2 – A culpa sempre vai ser do mercado saturado. Independente de qualquer coisa, com crise ou sem crise o mercado sempre estará saturado.

3 – O problema nunca é com ele. É sempre da concorrência. Existe muita concorrência, muito produto ruim no mercado, o cliente não se preocupa com qualidade e assim suas vendas caindo drásticamente. E são esses fatores (concorrência, preço e qualidade) o motivo de que ele não consegue alavancar suas vendas. Sempre jogará a culpa no preço da concorrência que sempre atrai o cliente que não está preocupado com qualidade, e como ele vende produto com qualidade  não consegue competir com o preço de pequenos ou grandes agentes de mercado.

4 – O problema é a crise do setor, nunca a culpa do seu péssimo resultado é assumida por ele próprio.

E por último,

5 – Você enxerga de longe que falta ânimo, otimismo e alegria no falar, na sua atitude, no agir e no conduzir qualquer negócio. Seja oferecendo um produto de difícil aceitação no mercado ou simplismente qando ele pede um desconto na feira comprando bala na barraca de doces.

E você? Que tipo de vendedor você é?

Um vendedor bola mucha, mediano e igual aos outros milhares que existem no mercado, ou aquele vendedor que adora a concorrência, nunca aceita ouvir que o mercado está saturado, deixa claro que determinação e dedicação são suas palavras preferidas e alegria e  otimismo são características contagiantes da sua pessoa?

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