Taxas e Sobretaxas

Quantas vezes você recebeu uma cotação com valores diversos, taxas e sobretaxas e ficou completamente perdido em meio a tantos valores. E a única alternativa foi contratar o frete e efetuar o pagamento para desembaraçar o produto. Ou melhor, quantas cotações você já recebeu com valores cobrados acrescido ao frete básico e a maioria das vezes não soube qual tarifa foi cobrada e qual a justificativa para a sua cobrança ? E resolveu contratar o frete pois o valor final era interessante e reduzia despesas operacionais para a sua empresa?

A dois meses atrás recebi um informativo da MSC (Mediterranean Shipping Co. HK Limited) afirmando que nova tarifa seria cobrada para embarques na América do Sul. Um aviso informativo que teve efeito a partir da data 01/04/2009. O aviso foi simples: estamos implementando a sobretaxa GRR a partir de 01/04. Esteja ciente da cobrança para futuros embarques. Atenciosamente, MSC.

Muitas vezes o cliente realiza o pagamento da sobretaxa pois o percentual é pequeno, mas a maioria das vezes ele desconhece o motivo da cobrança ou o significado de siglas e siglas na cotação.

A minha intenção aqui é esclarecer sobre as cobranças básicas de uma cotação, para que você cliente esteja ciente da cobrança realizada e o significado da sigla tarifária. E também porque a cada semestre novas taxas e sobretaxas são acordadas durante a conferência de frete entram em vigor sem maiores questionamentos.

Um exemplo, este aviso informativo que eu recebi da MSC informando sobre a sobretaxa GRR é uma forma que a empresa encontrou durante conferência para agregar valores e elevar ainda mais o frete cobrado dos clientes. Ou seja, o único objetivo é o lucro das grandes companhias de navegação.

Essa sobretaxa a GRR teve sua fórmula encontrada para ser utilizada na fórmula de cobrança, um modo de ajustar cobranças, também conhecido como CAF (em português = Fator de Ajuste Cambial). O significado da sobretaxa GRR é General Rate Restoration e ela é aplicada para CTNR 20´ / 40 ´ / 40´ HQ.

General Rate Restoration (em português = Taxa Geral de Restabelecimento) foi uma forma encontrada pelos armadores para elevar o lucro de suas companhias. Sabemos que existe o Sistema de Bônus Diferido que é um bônus ou prêmio de fidelidade onde o armador recompensa o exportador (importador) com uma devolução da parcela do frete pago pela sua lealdade e escolha dos serviços oferecidos pelo mesmo armador, ou empresa agente conferenciada durante determinado tempo ou período.

De certa forma (inusitada) a sobretaxa GRR está forçando o exportador /importador a permanecer com determinada empresa, forçando a sua fidelidade, mesmo que o operador (exp/imp) tenha interesse em contratar outros serviços de nova empresa para realizar o transporte e desembaraço dos seus processos. O raciocínio forçado é: se o exp/imp realize operações com outro agente de carga estará sujeito a cobraça da sobretaxa GRR para novos clientes até que o ajuste se dê através da fidelização e assim consiga obter as melhores taxas e sobretaxas do mercado através de um sistema diferenciado de bônus ou prêmio fidelidade.

Mas não se preocupe com a GRR (ela é mais uma de muitas taxas e sobretaxas que nós estamos sujeitos conforme acordado em conferência. Ela é cobrada de acordo com a origem/destino, produto, peso, valor entre outros fatores de cobrança. E você também pode negociar a cobrança de taxas e sobretaxas. Algumas empresas preferem colocar o percentual ou valor acrescido em outras taxas e sobretaxas (exemplo: Special Rate ou Temporary Rate) para não assustar o cliente e assim reduzir a quantidade de valores cobrados no frete.

Por esse motivo, você que é cliente procure saber quais são os valores cobrados, motivos e negocie as ofertas de frete diretamente com os agentes para reduzir despesas durante a condução dos negócios internacionais da sua empresa.

Entre em contato com a AGPM BRASIL e conheça as soluções que podemos oferecer para as suas operações. Não se esqueça: antes de exportar ou importar consulte nossos serviços. Podemos oferecer os melhores valores praticados no mercado através de uma parceria consolidada com os nossos agentes, além da estrutura, suporte, segurança e seguro (cláusula) incluída durante a contratação dos serviços.

O próximo tópico irei abordar o significado das principais taxas e o objetivo da sua cobrança.

Continue acessando o blog, a sua presença aqui é muito importante. Agradeço o seu acesso e desejo a todos um ótimo dia.

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: