Knock Nevis, o veterano dos mares.

Se existe um navio veterano, podemos dizer que esse navio é o Knock Nevis. De longe é o maior navio do mundo, e não existe nada mais pesado flutuando pelos mares já construído pelo homem.

Esse gigante dos mares entrou em operação em 1981 e sobreviveu a um grande ataque dos caças iranianos durante a guerra Irã-Iraque, em 1988.

O terreível ataque não conseguiu afundar esse monstro dos mares, após várias reformas ele voltou a transitar pelos mares e oceanos impondo a sua força e a sua imagem monstruosa.

O Knock Nevis, foi construído na Noruega e já teve diversos nomes. Também é conhecido como: Seawise Giant, Happy Giant e Jahre Viking; nomes esses adquiridos a cada reforma em que este grande petroleiro foi submetido.

Em 2004 o Jahre Viking, após nova reforma foi batizado com nome de Knock Nevis e interrompeu suas atividades de navegação e transporte de petróleo.

Hoje ele é um navio FSO (Floating Storage and Offloading – Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos) no Qatar para a Maersk Oil. Confira a foto e a comparação entre outras construções já realizadas pelo homem.

Pintura Knock Nevis

Pintura Knock Nevis

Knock Nevis e outras construções comparadas

Knock Nevis e outras construções comparadas

Jahre Viking em operação (hoje Knock Nevis "FSO")

Jahre Viking em operação (hoje Knock Nevis "FSO")

 E aí, vai encarar ? 

 

 

Deixe um comentário