Um tal de bicho papão chamado Comércio Exterior

 

Se existe um curso universitário que gera polêmica entre os estudantes, com certeza esse curso é aquele que envolve a área de comércio exterior. “Mas afinal, o que faz um profissional de comércio exterior? Qual o campo de trabalho e quais são as principais áreas de contratação?” Leitor, o meu objetivo não é formar uma opinião sobre a qualidade dos cursos de comércio exterior do Brasil, as principais matérias que deveriam ser ministradas ou induzir você a pensamentos subjetivos sobre os catedráticos, longe disso. Como primeiro tópico deste blog quero esclarecer a dúvida essencial.

Após formado, onde trabalhar? Muitos estudantes de Relações Internacionais vislumbram o concurso de admissão à carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. Viajar para outros países, conhecer outras culturas, negociar acordos de paz e receber um salário salgado como recompensa e fruto do trabalho exercido. Um sonho que pode ser realizado com muito esforço, dedicação e estudo, associado a realidade de cada país e sua conjuntura econômica. Para os profissionais formados em Administração de Empresas c/ ênfase em Comércio Exterior o tão sonhado cargo é de Diretor Executivo conciliando viagens internacionais e nacionais com a administração da empresa. Os profissionais formados em Comércio Exterior não fogem a regra. Sonhar não custa nada, mas o sonho é sempre o mesmo entre os formandos. Gerente responsável pelo comércio exterior da empresa, vivendo entre viagens internacionais (feiras, visitas, reuniões) e conduzindo os negócios do setor.

Um dia escutei de alguém que sonhar acordado é a única forma de ver o sol nascer. Acho que é frase de alguma canção. E esta frase se encaixa perfeitamente a este tópico. O tal do bicho papão chamado comércio exterior. Diplomata, Diretor Executivo ou Gerente são vagas que dependem do seu esforço, determinação e dedicação. Não desista do seu sonho, lute. Siga em frente na sua fé, mas saiba que para isso você deverá respirar inglês, espanhol e uma terceira língua; conquistar as melhores notas, participar de congressos, organizar o seu network; ser reconhecimento entre seus professores e colegas, e focar o seu objetivo. Mas não se esqueça que o Brasil é o país do futuro, e é raro encontrar no mercado de trabalho vagas oferecendo salários acima de 15 mil reais (se alguém souber de alguma vaga me avise por favor). Um verdadeiro exército trabalhando em áreas diferentes da sua formação. Escolha, opção?

Mas… e o profissional formado em comércio exterior? Qual tipo de mercado espera por ele? Uma gama de opções. Um profissional de Comércio Exterior poderá trabalhar em uma Trading Company ou em uma Comercial Exportadora e Importadora como auxiliar, analista ou assistente; poderá também conquistar uma vaga em uma empresa de remessa expressa internacional; trabalhar em um departamento de comércio exterior de grandes indústrias e usinas; promover contatos comerciais (sales executive) para uma empresa de transportes internacionais (fretes marítimos, aéreos, rodoviários); atuar como funcionário de uma comissária de despacho aduaneiro, armazém alfandegado, terminal portuário, seguradora ou corretora de câmbio.

São vagas como essas para as quais profissionais de comércio exterior são direcionados. Agora, calcule que, para as vagas mencionadas acima, viagens internacionais tem soma zero. Acrescente algumas viagens regionais (quando houver necessidade – prospecção de clientes) subtraindo a doce ilusão de receber um salário salgado acima de 15 mil reais, e o total dessa equação será: uma grande concorrência entre profissionais com experiência no exterior, inglês e espanhol latente, pouca experiência em comércio exterior e disponibilidade imediata para receber R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00. Não será difícil entender porque muitos tem medo desse bicho papão chamado comércio exterior. Assim diz minha mãe: “A universidade não forma o aluno, e sim o aluno que forma a universidade”. Estude, conquiste e não tenha medo de romper muralhas e fronteiras. Dinheiro não cai do céu. E Bicho papão só existe para crianças.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: